quarta-feira, 13 de março de 2013

Um conto (en)cantado...


Colegas professoras e professores:

Hoje vamos oferecer uma criação metodológica que pode ser modificada, usada, melhorada... por você para uma aula de Geografia.
Esperamos que ela seja uma boa oportunidade para você se animar e criar outros contos (en)cantados...

Atenciosamente,

Equipe do LEAGEO.


_______________________________________
Um conto (en)cantado...


 (A)venturas e (en)cantos da Terra: 
marcas das sociedades e da natureza.




Era uma vez, uma escuridão muito grande, que tomava conta de tudo...
Então, um dia, a escuridão, cansada de ficar sozinha, se mexeu, se mexeu e:

E então se fez a Luz
Em estrelas a brilhar
Apareceram outros astros
E o Sistema Solar

(Música: Ciranda cirandinha)
                                           

O Sistema Solar se tornou um grupo animado. A Terra está nesta turma. Tem uma coisa diferente na Terra: nós vivemos nela. Ela é a nossa casa. Para a gente viver nela, precisamos de muitos amigos: a luz, o ar, a água, a terra do chão, a vegetação e os animais. Existem outros amigos, mas hoje estes é que vão ajudar a gente contar a história da Vida...

O ar é um amigo que está em toda parte, transparente e animado. Ele corre e vira vento. Empurra as nuvens e faz chover, cair neve... Ele ajuda a esquentar e a amenizar a temperatura do lugar onde vivemos.  Ele vira furacão... Mas... o ar anda meio triste. Ele me contou a causa. Vocês querem saber??? Ele vai contar, ou melhor, cantar:

Eu quero ser bem limpinho,
Amigo de toda gente,
Não quero ser poluído
Eu quero é ficar contente...

(Música: O cravo brigou com a rosa)


O Ar é amigo da Água, amigona do banho, de roupa cheirosa de limpa, de casa bonita, de mata fresquinha. A Água faz a Terra ficar azul, por causa da cor que dá aos mares, aos oceanos grandões que cobrem grande parte do planeta. A Água corre cantando nos rios e cachoeiras. A Água ajuda o pasto e a plantação: eles ficam verdinhos de dar gosto!!! A Água serve de caminho para barcos e navios. Nela moram os peixes e outros animais...Ela serve como alimento mais precioso. Mas...não é que ela também está ficando zangada? A Água tem um recado para todo mundo:



Se a água está suja
Poluída ela está
É por causa da ganância
Que não sabe preservar.
Se eu fosse você
Eu tratava de cuidar
Pois sem água, minha gente,
Como é que vai ficar???

(Música: A canoa virou)

Esse dois amigos, o Ar e a Água gostam muito de brincar com a amiga Terra: um molha, o outro seca e os dois levam embora. O Ar brinca tanto com a Terra que, mesmo quando ela é dura como rocha, ele fura, ele gasta. A Água vai brincar com a terra lá longe, no escondidinho, onde se junta ao que a Terra dá para as plantas comerem pela raiz. A Água tem sofrido quando não tem como passar para rios e mares ou quando não tem como ir lá para o fundo da Terra, ficando suja e enchendo ruas, casas, plantações....A Terrinha gostou das músicas que eles cantaram e resolveu fazer a sua:

Eu sirvo pra fazer casa,
Criar gado e plantação,
Alimento todo mundo,
Até a população...

Acontece que o povo briga
por um pedaço de chão,
mas tem gente que quer terra
só pra fazer exploração...

(Música: Meu limão, meu limoeiro)

Pois não é que a Terra, nem bem acabou de cantar, já foi logo abraçada pelos Animais e pela Vegetação? É que ela chora, fica triste por causa disto. Logo, logo as Plantas lhe disseram como ela é importante, como é amada...Aí, as Plantas aproveitaram para chamar o povo a atenção:

A queimada custa caro,
mata o rio e queima o chão, 
Plantando pelo contrário,
Preserva a vegetação.

(Música: A canoa virou)

E os Animais não perderam tempo e foram logo emendando:

Como pode um homem vivo
Viver sem a bicharia
Como poderá viver? Como poderá viver?
Sem a nossa, sem a nossa, sem a nossa,
Companhia????

(Música: Peixe vivo)

E, então a LUZ veio mansinha, doce, para fechar a cantoria:

Se essa Terra, se essa Terra fosse minha
Eu mandava, eu mandava ela mudar
Com pedrinhas, com pedrinhas de conhecimento,
Eu fazia, eu fazia  ela brilhar...


Autoria: Professoras em formação continuada - 2009 - LEAGEO