segunda-feira, 2 de julho de 2018

LEAGEO - Chamada para publicação de artigos acadêmicos 2018


LABORATÓRIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA - LEAGEO(Ufes)
CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS ACADÊMICOS - 2018

REGIMENTO INTERNO E DISPOSIÇÕES GERAIS

A Coordenação do Leageo/Ufes, no uso de suas atribuições acadêmicas, torna público o Regimento da proposta de organização de uma publicação, no formato e-book com temáticas relacionadas aos múltiplos contextos teóricos, metodológicos e pedagógicos, no âmbito da Educação, do Ensino de Geografia e de questões socioambientais em Educação.

1 – Do objeto
O e-book do Leageo/Ufes será disponibilizado, gratuitamente, aos interessados por meio eletrônico, hospedado no Blog do Leageo (leageo@blogspot.com).
O e-book será composto de artigos acadêmicos, que visam trazer ao público, discussões que contribuam com temáticas relacionadas aos múltiplos contextos teóricos, metodológicos, didáticos e pedagógicos, no âmbito da formação de professores e professoras de Geografia, e de professores e professoras da Educação Básica.
Para participar do e-book os interessados deverão submeter trabalhos que estejam relacionados à Área da Educação e Sub-área do Ensino de Geografia, assim como temáticas relacionadas a metodologia, formação, currículo, cotidianos escolares, educação ambiental, avaliação, dentre outros temas correlatos que contribuam com o desenvolvimento de pesquisas nas áreas pretendidas.
Os trabalhos submetidos podem ser artigos acadêmicos referentes a Trabalhos de Conclusão de Cursos dos cursos de Geografia e Ciências Biológicas – Licenciatura, Educação do Campo e Pedagogia, da Universidade Federal do Espírito Santo, abrangendo os outros campus, e que se inserem na Área e Sub-área pretendida.
Os membros de professores e professoras da Comissão Organizadora do e-book do Leageo definiu como regras de submissão, os seguintes critérios a serem levados em consideração pelos autores dos artigos submetidos:

a) os trabalhos submetidos deverão seguir as orientações contidas no modelo descrito neste regimento;
b) só serão aceitos para a submissão os trabalhos enviados, única e exclusivamente, para o email do Leageo/Ufes: (leageo@gmail.com);
c) o período para a submissão será de 02/07/18 à 02/09/18.


2 – Das Finalidades
O e-book tem como objetivo a publicação de pesquisas acadêmicas de graduação, que busquem contribuir com pesquisas relacionadas aos temas contemporâneos da Educação divulgando artigos provenientes dos Trabalhos de Conclusão de Cursos.

3 – Das Normas de Publicação

MODELO DE SUBMISSÃO DE ARTIGO ACADÊMICO (e-book Leageo/Ufes)
O texto do artigo acadêmico para o e-book do Leageo deve ser preparado de acordo com as seguintes instruções: (a) o documento não deve exceder 15 páginas (incluindo-se a bibliografia e os anexos) de formato A4 com margens de 3 cm (em todos os lados), usando fonte Times New Roman, corpo 12 com espaçamento entre linhas de 1,5 e tabulação de 1 cm no início de cada parágrafo; (b) as citações e referências bibliográficas devem seguir o formato da ABNT; (c) a seção de referências bibliográficas deve conter apenas artigos citados no texto, ou seja, “não liste se não citar” e “não cite se não listar”; (d) os títulos das seções e seus conteúdos devem seguir as recomendações descritas no corpo do texto deste modelo.
O título do artigo deverá estar centralizado e em negrito. Os/as autores/as deverão seguir logo abaixo do título, alinhado à direita, em fonte Arial, com tamanho 10. Todas as filiações institucionais e agências de apoio ou fomento deverão, obrigatoriamente, ser citadas em nota de rodapé. O mesmo se aplica aos nomes dos professores/as orientadores/as dos TCC’s.
Caso o texto proposto possua imagens que não sejam de autoria dos proponentes, deverá(ão) os mesmos citar, obrigatoriamente, o nome da imagem, a autoria e a fonte da mesma, responsabilizando-se pelos direitos autorais, caso houver. O formato deverá ser em TIFF ou JPEG com resolução de 300 dpi e tamanho mínimo de 5x5 cm. As imagens deverão vir posicionadas em seus respectivos lugares no texto e também deverão ser enviadas, obrigatoriamente, em anexo, e com alta resolução. A ausência de tais requisitos desqualifica o artigo para a publicação. A revisão ortográfica é de responsabilidade exclusiva dos/as autores/as.

Resumo: Antes do corpo do texto, deve ser incluído o resumo do artigo, que deve conter: temática, justificativa, objetivos, sujeitos da pesquisa e/ou campo da pesquisa, abordagens metodológicas, processos da pesquisa e resultados obtidos. deverá ser produzido em língua portuguesa, inserido logo após a autoria, seguindo a norma proposta e não ultrapassando o limite de 400 palavras, em itálico.

Palavras chave: Máximo de cinco palavras chave que devem fornecer aos leitores uma ideia dos principais temas de interesse de que trata o artigo. Seguirá logo após o resumo e separadas por vírgulas.

Introdução (O título da seção pode ser alterado conforme escolha dos autores)
Na introdução, os/as autores/as devem apresentar uma descrição geral do artigo, mostrando a relevância da pesquisa, citando, sempre que possível, trabalhos de outros autores, para permitir a contextualização da sua pesquisa.
Objetivos (O título da seção pode ser alterado conforme escolha dos autores)
Descreva de maneira simples e clara os objetivos do artigo.

Metodologia (O título da seção pode ser alterado conforme escolha dos autores)
Definir, com base na revisão bibliográfica ou em trabalhos preliminares, a/s metodologia/s utilizadas para atingir os objetivos estabelecidos. Apresentar os processos da pesquisa, procedimentos de produção de dados, materiais utilizados e o tratamento dos dados, incluindo ilustrações, figuras, fotos, mapas ou esquemas.

Resultados (O título da seção pode ser alterado conforme escolha dos autores)
Descrever e problematizar os resultados produzidos com a pesquisa incluindo ilustrações, figuras, fotos, mapas ou esquemas. Ilustrações, tabelas ou figuras devem ser numeradas sequencialmente, de acordo com os esquemas de formatação e legendas indicados na Tabela 1 e Figura 1. Cada legenda deve ser informativa, com texto alinhado à esquerda, descrevendo o que é mostrado.

Tabela 1. Exemplo de formatação de uma tabela para a apresentação de resultados.
Grupos de idade
[meses]
Número de indivíduos no grupo
Indivíduos viáveis
[%]
0 – 10
20
9,0
10 – 15
20
10,0
15 – 20
25
4,0
Acima de 20
15
3,4

             (a)                                                       (b)


 Discussão e Conclusões (O título da seção pode ser alterado conforme escolha dos autores)
A apresentação dos resultados obtidos deve ser seguida de uma seção contendo a discussão sobre o significado dos resultados obtidos. Preferencialmente, as discussões devem contemplar os seguintes aspectos:
  • O que essas respostas ou dados obtidos significam?
  • Problematizar dos dados à luz da literatura, isto é, como as respostas obtidas se comparam com os dados de literatura.
  • Quais as perspectivas e as contribuições políticas e pedagógicas da pesquisa?

Todas as referências a títulos de obras bem como expressões em línguas estrangeiras que estiverem presentes no corpo do texto deverão estar redigidas em itálico (vide exemplo 2).
Citações de até três linhas deverão ser utilizadas no corpo do texto e entre aspas, já as citações com quatro linhas ou mais deverão ser citadas em parágrafo separado com recuo de 4 cm, fonte 10 e espaçamento simples.
Todas as citações deverão seguir o sistema autor/data e estarem presentes no corpo do texto. As notas de rodapé deverão ser utilizadas somente em caráter explicativo.

Ex. 1: Para José Roberto do Amaral Lapa (1982, p.32) essa institucionalização dos estudos históricos no Brasil tem sido uma característica marcante. 

Ex. 2: Essa abordagem, no caso brasileiro, pode contribuir de maneira exponencial para a compreensão do embate entre os autodidatas e o homo academicus (BOURDIEU, 1989, p. 19), e como esse conseguiu consolidar sua posição frente àquele.

As referências bibliográficas deverão vir após o término da publicação, redigidas conforme as normas da ABNT e em ordem alfabética.

            Obra completa:
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Trad. Maria de Lourdes Menezes. 3. Ed. rev. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

            Capítulo ou parte de obra:
FERREIRA, A. C. A historiografia profissional paulista: expansão e descentramentoIn: GLEZER, R. (org.) Do passado ao futuro: edição comemorativa dos 50 anos da Anpuh. São Paulo: Contexto, 2011.

            Artigos publicados em periódicos:
IGGERS, Georg. Desafios do século XXI a Historiografia. História da Historiografia, Minas Gerais, n. 4, p. 105 – 124, 2010.
           
Teses e dissertações:
FRANZINI, Fabio. À sombra das palmeiras.  A coleção de documentos brasileiros e as transformações da historiografia brasileira. 2006. 220f. Tese (Doutorado em História). Programa de Pós Graduação em História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.






4 – Do Acesso e Disponibilização
A partir do envio do texto para submissão e avaliação, os/as autores/as concordam com a cessão dos direitos autorais, permitindo dessa maneira a divulgação gratuita e irrestrita do conteúdo total ao Leageo/UFES, bem como a reprodução parcial ou total do texto, desde que respeitadas as normas de citação e referência de sua autoria.
Com a aprovação da proposta e autorização de publicação, fica o Leageo/UFES e seus colaboradores, isentos de quaisquer ônus referentes aos direitos autorais.
Deste modo, o Leageo/UFES oferece livre acesso ao seu conteúdo, disponibilizando gratuitamente as referidas produções técnicas e científicas, contribuindo para a democratização do conhecimento.

5 – Das disposições gerais
Os casos omissos por este Regimento serão discutidos e apreciados pela Comissão Organizadora do e-book.



Comissão Organizadora.