quinta-feira, 16 de setembro de 2010

UM LUGAR E UMA FOBIA


Este post trata de um texto, intitulado "Um lugar e uma fobia", de um aluno de Estágio Supervisionado II da UFES, Igor da Silva Comério, sobre a visão dele a respeito dos professores de Geografia e dos alunos. Abaixo colocamos alguns trechos do texto, para que vocês tenham uma ideia de como o Igor trabalha seu texto:



Ele primeiramente faz uma pequena reflexão a respeito do medo, e a partir da colocação de que esse sentimento é comum na humanidade, ele faz uma analogia do homem com os outros animais.

"[...] as convergências do medo humano com a dos demais animais, se limita, na capacidade humana, de pensar racionalmente, fazendo agir a partir deste princípio, seguindo-se assim, uma lógica racional, pré-programada pelo cérebro, ao longo da vida, para construir e reconhecer predadores."

Depois segue falando sobre a suas primeiras experiências na sala de aula como estagiário.


"Nas duas primeiras aulas que assisti, me deparei com a apresentação de trabalhos, em grupos, pelos alunos, sendo avaliados pelo professor. A primeira coisa que me chamou atenção foi o barulho ensurdecedor naquele lugar, chamado por eles de sala de aula. Vários alunos gritavam, conversavam de forma desordenada, antes e durante cada apresentação, assim como nos intervalos entre elas. Em contrapartida, o professor falava em tom alto, para tentar se comunicar."

Ele relata, também, a despreocupação e do professor e dos alunos nas apresetações, tirando como conclusão:


"Enquanto eu ficava ensimesmado, fui “acordado” pelo alerta sonoro do fim da aula (como passou rápido!). Ao final das aulas (no total foram duas), sai junto com o professor. No caminho o professor me disse: “[...] demora um pouco, mas viu como a gente consegue dominar os alunos? Este foi um exemplo de sala que consegui o domínio”. Meu cérebro latejou: “Domínio?” Eu jurava que foram os alunos, com sua gritaria ininterrupta, os seres dominantes daquele lugar."


"Observemos: o professor diz “Eu falo alto, porque os alunos gritam. A culpa é deles”, Diz, também: “Eu ganho mal, por isso trabalho mal, a culpa é do estado”. Os alunos dizem: “Eu tiro nota baixa porque o professor me dá nota baixa, a culpa é dele”. Mais uma vez, Professor e Alunos são espelhos uns dos outros. Ambos se comportam como vítimas."


"As vítimas da escola têm como peculiaridade a fobia ao admitir o outro como responsáveis por suas próprias ações. Apresentam, assim, características em comum, as quais ceifam qualquer tentativa de superação através do limite do medo. A adrenalina é gasta pelo cérebro na tentativa de criar uma justificativa que afaste a razão do medo do outro e de si mesmo, no seu erro, como sendo o outro o responsável pela sua condição, ao invés de usar a adrenalina para ajudar na busca por uma solução. Coloca-se a culpa no outro."
-
Esses trechos alternados retirados do texto nos fornecem uma visão geral das reflexões do Igor. Portanto, caso queiram saber mais sobre a visão crítica de um aluno a respeito de um mundo em que muitos de nós vivem, não deixem de fazer o donwnload do texto. O link se encontra logo abaixo.

Um lugar e uma fobia - por Igor da Silva Comério
DOWNLOAD