Queridíssimas e queridíssimos colegas:
Temos recebido alguns telefonemas e emails de colegas que querem inscrever trabalhos no evento Marcas dos PEE’s, mas que se sentem inseguros quanto a forma de apresentarem sua experiência ou seu projeto de ensino... Isto muito nos sensibiliza e movidos pela paixão de conhecer o que produzem e fazem professores e estudantes de Geografia (ou apaixonados por ela...) resolvemos sugerir uma forma de estruturar o trabalho.
Não queremos, todavia, cercear a criatividade ou o desejo de fazer diferente de cada um. A proposta é socializar idéias, apenas.
Então, vamos lá:
- Introdução:
- Como surgiu a idéia.
- Qual o Projeto Especial de Ensino (no curso de licenciatura ou na escola) que motivou o trabalho?
- A relevância do tema para o ensino de Geografia e para a vida.
- Apresentação do projeto e proposta de aplicação:
2. Segmento do ensino de aplicação (ensino médio séries iniciais ou séries finais; ensino médio; EJA...)
3. Apresentação do trabalho: texto do teatro, modelo e regras do jogo, proposta do trabalho de campo, enfim a descrição do trabalho realizado ou proposto.
4. Proposta de aplicação do projeto: como aplicar, que procedimentos e atitudes podem ser desenvolvidas, relações com outras disciplinas, materiais necessários etc
- Reflexões finais
Se você preparou seu trabalho bem diferente desta proposta, não se preocupe. Há múltiplas possibilidades de estruturação de um trabalho. Não se pretende um molde para todos. A diversidade enriquece.
Assim, essa é uma possibilidade que precisa ser adaptada para cada caso. No caso de um jogo, por exemplo, é preciso apresenta-lo, dizer quais são suas regras, como se joga, para que público se destina, que possibilidades podem ser exploradas para aprendizagens de Geografia. No caso de uma peça teatral, é preciso anexar o texto, descrever como ela poderá ser potencializada numa dada série ou ano, em que segmento escolar, relacionada a que conteúdos, o mesmo vale para outras produções (cartilha, mapa, kit de recursos didáticos, plano de aula, plano de projeto etc). É bom incluir fotos, figuras...
É importante realçar, mais uma vez, que não há uma fórmula fechada de estruturação do trabalho: o que vale mesmo é sua socialização com o coletivo de professores, como estímulo à multiplicação de propostas inovadoras de mediação do conhecimento geográfico na escola.
A expectativa que importa, sobretudo, é assegurar, para a classe de professores e para a sociedade em geral, que há um intenso movimento de produção de conhecimento sendo gestado na comunidade docente de Geografia. Isso, não se pode perder de vista!!!
Sendo assim, continuamos aguardando os trabalhos de professores e de licenciandos de Geografia, assim como de outras áreas, que se recusam a compactuar com a invisibilização da produção que opera e acontece na escola e na docência...
Com carinho, colocamo-nos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas sobre o evento, sobre trabalhos e sobre a preciosa participação de todos!
Professora Doutora Marisa Valladares