Bom Dia! Seguem abaixo os títulos de livros e textos avulsos disponíveis.
- ·
Conteúdo Programático da Disciplina de
Psicologia da Educação (Regina Frigério)
- ·
Relatório Pesquisa= A formação de Professores
em nível superior, para atuar no ensino fundamental: construindo pontes entre a
teoria, o imaginário social e a Prática (PPGE/ CP/ UFES)
- ·
Construtivismo e sócio-interacionismo:
Wallan, Piaget, Vygotsky (Marisa Cristina Lavrador)
- ·
Revista do Ensino – Ano XIII – Outubro de
1963 (Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul)
- ·
Artigos, Relatos, Dissertações, Resenha e
Entrevista – RCP – Universo Pedagógico – Ano 3, nº5 (Universidade Federal do Espírito
Santo – Centro Pedagógico)
- ·
Educação e Transformação Social: Outro Mundo
é possível – XVIII Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras em
Educação Pública do ES e VII Congresso Estatuário (SINDIUPES)
- ·
Avaliação de Aprendizagem da Rede Estadual do
Ensino: Os Alunos Opinam (SEDU)
- ·
Instrumento de Avaliação de Cursos de
Graduação (MEC)
- ·
Para quem pesquisamos para quem escrevemos: O
impasse dos intelectuais (Antonio Flávio Moreira, Magda Soares Roberto A.
Follari e Regina Garcia)
- ·
V Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em
Contabilidade Gerencial. Disciplina de Metodologia do Ensino Superior
(Professora Andréa Antolini Grijó, MSc)
- ·
Didática (Textos Diversos)
- ·
Diferentes Perspectivas da Profissão Docente
na Atualidade (Janete Magalhães Carvalho)
- ·
Cartografia Sentimental: Transformações
contemporâneas do desejo (Suely Rolnik)
- ·
O novo Pacto Educativo: Educação,
Competitividade e cidadania na sociedade moderna (Juan Carlos Tedesco)
- ·
O uso da propaganda na Educação como
alternativa pedagógica (Marisa Terezinha Rosa Valladares)
- ·
O Abecedário de Gilles Deleuze: transcrição
de vídeos, para fins exclusivamente didáticos.
- ·
Pela mão de Alice: O Social e o Político na
Pós-Modernidade (Boaventura de Souza Santos)
- ·
A Construção Social da Realidade (Peter L.
Berge e Thomas Luckmann)
- ·
Textos Avulsos
- ·
Os Sete Saberes necessários à educação do
Futuro (Edgar Amorim)
- ·
Michel Foucault: Arqueologia das Ciências e
Historia dos Sistemas de Pensamento (Manoel Barros de Mota)
- ·
Teoria Cultural e Educação: Um Vocabulário
Critico (Tomaz Tadeu da Silva)
- ·
Educação: Projetos e Valores (Tomaz Tadeu da
Silva)
- ·
Educação: Projetos e Valores (Nilson José
Machado)
- ·
Experiência Didática para quem gosta de Ensinar
Geografia (Ellen Walkiria Eifler)
- ·
Prova: Um Momento Privilegiado de Estudo –
não um acerto de Contas (Vasco Pedro Moretto)
- ·
Os Currículos do Ensino Fundamental para as
Escolas Brasileiras (Elba Siqueira de Sá Barreto)
- ·
Os novos modos de Compreender a geração do
Audiovisual e do Computador (Pierre Babin e Marie-France Kouloumdjian)
- ·
O Espaço Geográfico: Ensino e Representação
(Rosangela Doin de Almeida e Elza Yasuko Passini)
- ·
Toc, Toc... Plim, Plim!: Lidando com emoções,
brincando com o pensamento através da criatividade (Angela M. Rodrigues
Vigolim, Denise de Souza Fleith e Mônica Souza Neves Pereira)
- ·
IV Colóquio de Cartografia para Escolares: I
Fórum Latino Americano (Universidade Estadual de Maringá)
- ·
Prática de Ensino em Geografia (Terra Livre –
AGB)
- ·
A Geografia do Aluno Trabalhador: Caminhos
para uma prática de Ensino (Márcia Spyer Resende)
- ·
A Falsificação do Consenso: Simulacro e
Imposição na Reforma Educacional do Neoliberalismo (Pablo Gentili)
- ·
A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão
e Emoção (Milton Santos)
- ·
Prática de Ensino de Geografia e Estágio
Supervisionado (Elza Yasuko Passini)
- ·
Os Currículos do Ensino Fundamental para as
Escolas Brasileiras (Elba Siqueira de Sá Barreto)
- ·
Educação e Crise do Trabalho: Perspectiva de
Final de Século (Gaudêncio Frigotto)
- ·
Terceiro Setor e Questão Social (Carlos
Montaño)
- ·
Democratizar a Democracia: os caminhos da
Democracia participativa (Boaventura de Souza Santos)
- ·
Saber refletir sobre a própria prática,
objetivo central da formação de Professores (Phillippe Perrenoud)
- ·
Amazônia (Bertha K. Becker)
- ·
Currículo, Práticas Pedagógicas e Identidades
(Antonio Flávio Barbosa Moreira e Elizabeth Fernandes de Macedo)
- ·
Pedagogia do Oprimido (Paulo Freire)
- ·
TV Escola e os Resultados de Hoje – Módulo II
(MEC: UNIREDE)
- ·
Geografia na Educação de Jovens e Adultos
- ·
TV Escola e os Desafios de Hoje – Módulo I
(MEC – UNIREDE)
- ·
Programa de Desenvolvimento Profissional
Continuado – Volume I (MEC)
- ·
Geografia Crítica. Geografia do Brasil:
Brasil em Perspectiva (Centro Educacional de Niterói – CRESCER)
- ·
Levantamento Sistemático da Produção Agrícola
(Grupo de Coordenação de Estatística Agropecuária (GCEA/ES)
- ·
Avaliação Mediadora: Uma Pesquisa em
Construção da Pré-Escola à Universidade (Jussara Hoffman)
- ·
Geografia Critica. Repensando o Ensino de
Geografia (Centro Educacional de Niterói – CRESCER)
- ·
Planejamento de Ensino e Avaliação (Flávia
Maria Sant’Anna, Délcia Enricone, Lenir Cancella André e Clódia Maria Godoy
Turra)
- ·
Geografia e Ensino: Textos Criticos (José
William Vesentini)
- ·
O Espaço Geográfico: Ensino e Representação (
Rosangela Doin de Almeida e Elza Yasuko Passini)
- ·
Didática de Geografia: Memória da Terra.
Espaço Vivido (Salete Kozel, Roberto Filizola)
- ·
Cartografia Escolar (Textos Diversos)
- ·
Pele Negra, Mascaras Brancas (Frantz Fanon)
- ·
Metodologia do Trabalho Cientifico (Antonio
Joaquim Severino)
- ·
A Cabeça Bem-Feita: Repensar a Reforma,
Reformar o Pensamento (Edgar Amorim)
- ·
Pedagogia de Projetos: Intervenção do
Presente (Lúcia Helena Alvarez Leite)
- ·
TV Escola e os Desafios de Hoje – Módulo III
(MEC: UNIREDE)
- ·
Planejamento, sim e não. Um modo de agir num
mundo em permanente mudança (Francisco Whitaker Ferreira)
- ·
Lógica do Acontecimento: Deleuze e Filosofia
(Sousa Dias)
- ·
O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática
dos Professores (Marli André)
- ·
Geografia do Brasil (Jurandir Luciano Sanches
Ross)
- ·
Geografia, Astronomia (Antonio R. Guedes)
- ·
Geografia (Prefeitura Municipal da Serra)
- ·
O que é Educação (Carlos Rodrigues Brandão)
- ·
Ideologia no Livro Didático (Ana Lucia G. de
Faria)
- ·
A Conveniência da Cultura: Usos da cultura na
era global (George Yudice)
- ·
Revista Olhares & Trilhas (Universidade Federal de
Uberlandia)
- ·
Capitalismo para Principiantes (Carlos
Eduardo Novaes e Vilmar Rodrigues)
- ·
Pedagogia dos Projetos: Uma Jornada
Interdisciplinar ruma ao Desenvolvimento das Múltiplas Inteligências (Nilbo
Ribeiro Nogueira)
- ·
Transgressão e Mudança na Educação: os Projetos
de Trabalho (Fernando Hernandéz)
- ·
A Geografia na Sala de Aula (Ana Fani A.
Carlos)
- ·
Metodologia do Ensino de História e Geografia
(Heloísa Dupas Penteado)
- ·
Currículo, Práticas Pedagógicas e Identidades
(Antonio Flavio Barbosa Moreira e Elizabeth Fernandes de Macedo)
- ·
Teoria Crítica (Habermas e a Escola de
Frankfurt)
- ·
O Professor Universitário em Aula: Prática e Princípios
Teóricos (M. Célia de Abreu e Marcos T. Masetto)
- ·
Dinâmicas Didáticas (Caixa Econômica)
- ·
Jogos para a Estimulação das Múltiplas
Inteligências (Celso Antunes)
- ·
Como ser uma Equipe de Sucesso (Peter
Capezio)
- ·
O que é Ideologia (Marilena de Souza Chauí)
- ·
Práticas Pedagógicas: Profissão Docente e
Formação (Phillippe Perrenound)
- ·
Técnica e Ciência como “Ideologia” (Jürgen
Habermas)
- ·
Escola e Democracia (Dermeval Saviani)
- ·
Educação, Ideologia e Contra-Ideologia
(Antonio Joaquim Severino)
- ·
Geografias Pós-Moderna: A Reafirmação do
Espaço na Teoria Social Crítica (Edward W. Soja)
- ·
Novas Competências para Ensinar (Phillippe
Perrenound)
- ·
Educação e Cidadania: Quem Educa o Cidadão
(Ester Buffa, Miguel Arroyo e Pado Nosella)
- ·
Reflexão sobre Teorias Critica em Geografia
(Horiestes Gomes)
- ·
Técnicas de Ensino: Por que não? (Antonio
Feltran)
- ·
Consumo e Espaços Pedagógicos (Maria de
Lourdes Coelho)
- ·
Módulo I – Educação do Campo(Guia Didatico)
Projeto: Formação Continuada de Professores Educação do Campo Interculturalidade
Projeto Político Pedagógico (Erineu Foerste(org.), Elieser Toretta Zen, Janinha
Gerke de Jesus, Lirio Drescher, Gerda Margit Schütz-Foerste(org.)
- ·
Criar Condições de Aprender: O Modelo
Socioconstrutivista na Formação de Professores (Philippe Jonnaert e Cécile
Vander Borght)
- ·
Currículo: Teoria e Historia (Ivor F.
Goodson)
- ·
Podemos Viver Juntos? (Alain Touraine)
- ·
Da Relação com o Saber: Elementos para uma
Teoria (Bernard Charlot)
- ·
Boaventura & a Educação (Inês Barbosa de
Oliveira)
- ·
Requisitos da Formação de Professor para o
Ensino Superior – As Correntes Pedagógicas (VERUS Insituto de Pós-Graduação)
- ·
A Aula Operatória e a Construção do
Conhecimento (Paulo Afonso Caruso Ronca e Cleide do Amaral Terzi)
- ·
Alienígenas
na Sala de Aula – Uma Introdução aos Estudos Culturais em Educação (Tomaz Tadeu
da Silva(org.), Cary Nelson, Paula A. Treichler, Lawrence Grossberg e diversos
autores)
- ·
Competências e Habilidades da Teoria Prática
(Maria Cristina de Melo e Amélia Escotto do Amaral Ribeiro)
- ·
Projeto Escola (Raízes e Asas)
- ·
Gestão, Compromisso de Todos (Raízes e Asas)
- ·
Trabalho Coletivo na Escola (Raízes e Asas)
- ·
Magia e Técnica, Arte e Política (Walter
Benjamin)
- ·
Pedagogia do Oprimido (Paulo Freire)
- ·
O novo pacto Educativo – Educação
Competitividade e cidadania na Sociedade Moderna (Juan Carlos Tedesco)
- ·
Dinâmicas e Leitura para Sala de Aula (Mary
Rangel)
- ·
Gramsci e a Escola (Luana G. Mochcovitch)
- ·
Práticas Interdisciplinares na Escola (Ivan
Fazenda(org) )
- ·
Educação Lúdica. Fundamentos Básicos (Eduard
W. Soja)
- ·
La Lettre Et L’Espirit – Geographie Scolaire
et Geografie Savante em France (Isabelle Lefort)
- ·
Geomorfologia Ambiente e Planejamento
(Jurandir L.S Ross)
- ·
Papel e Valor do Ensino da Geografia e de sua
Pesquisa
- ·
Faire de La Geographie (Robert Ferraz, Marys
e Clary, Guy Dufau)
- ·
Da Administração da Escola a Escola
Necessária (Neidson Rodrigues)
- ·
Didática: A Aula como Centro (Marcos Masetto)
- ·
Cidadania e Competitividade: Desafios
Educacionais do Terceiro Milenio (Guiomar Namo de Mello)
- ·
Da Geografia que se Ensina à Gênese da
Geografia Moderna (Raquel Maria Fontes do Amaral Pereira)
- ·
A Religião dos Saberes: O Desafio do Século
XXI (Edgar Amorim)
- ·
Educação e Sociologia: Com um estudo da Obra
de Durkheim, pelo Professor Paul Fauconnet (Emile Durkheim. Trad. Lourenço
Filho)
- ·
Educação, Economia e Estado – Base e
Superestrutura. Relações e Mediações
- ·
O Sentido da Escola (Nilda Alves(org) e
Regina Leite Garcia)
- ·
Ensino. Não há maior chamado: Materiais de
Referencia para o aperfeiçoamento do Professor (Igreja de Jesus Cristo dos
Santos dos Últimos dias)
- ·
Concepção Dialética da Educação: Um Estudo
Introdutório (Moacir Gadotti)
- ·
Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto
de Trabalho (Fernando Hernadez)
- ·
Procedimentos e Atitudes ( Cézar Coll, Juan
Ignacio Pozo, Barnabé Sarabia e Enric Valls)
- ·
Educação e Contradição: Elementos
Metodológicos para uma teoria Critica do Fenômeno Educativo (Carlos Roberto
Jamil Cury)
- ·
Tempos, Narrativas e Ficções (Elizeu
Clementino de Souza & Maria Helena Barreto Abrahão)
- ·
Déjame que te Cuente – Ensayos sobre
Narrativa y Educacíon (Jorge Larrosa)
- ·
Introdução a uma Ciencia Pós-Moderna
(Boaventura de Souza Santos)
- ·
A Memória, a História, o Esquecimento (Paul
Ricceur)
- ·
Renovar Teoria Critica – E Reiventar a
Emancipação Social (Boaventura de Souza Santos)
- ·
Ensinar e Aprender: Sujeitos, Saberes e
Pesquisa (Célia Frazão Linhares)
- ·
Planejamento – Projeto de Ensino-Aprendizagem
e Projeto Político-Pedagógico (Celso dos S. Vasconcellos)
- ·
Autobiografias, Historias de Vida e Formação
2 (Elizeu Clementino de Souza)
- ·
Memória Coletiva (Maurice Halbwachs)
- ·
Revista das Faculdades de Educação – Formação
do Professor (Órgão Oficial da Faculdade de Educação da USP)
- ·
Profissão Professor (Coletânea de Textos)
(Antonio Nóvoa)
- ·
Memórias de Professoras: Histórias e
Historias... (Maria Teresa de Assunção Freitas(org) )
- ·
A Invenção do Cotidiano (Michel de Certeau)
- ·
Para onde vai o Ensino de Geografia? (Ariovaldo
Umbelino, Jean-Michel Brabant, José Willian Vesentini, Vânia Rubia Farias
Vlach, Douglas Santos, Marcos Bernardino de Carvalho, Antonio Carlos Robert
Moraes e Germán Wettstein)
- ·
Não faça Tempestade em copo d’água... e tudo
na Vida são Copos d’água (Richard Carlson)
- ·
Educação e Linguagem (Bernardo do Campo)
- ·
Manual da UNESCO para o Ensino de Geografia
(Editorial Estampa)
- ·
Os Professores e a sua Formação (Antonio
Nóvoa, Lise Chantraine-Demailly, Carlos Marcelo Garcia, Angel Pérez Gómez,
Thomas S. Popkewitz, Donald A. Schon e Ken Zeichner)
- ·
A Religação dos Saberes: o Desafio do Século
XXI (Edgar Morin)
- ·
Conhecimento Escolar: Ciência e Cotidiano
(Alice Ribeiro Casimiro Lopes)
- ·
O Espaço Escolar e suas Marcas: O Espaço como
Dimensão Material do Currículo (Nilda Alves)
- ·
A Aventura (auto) biográfica: Teoria e
Empiria (Maria Helena Menna Barreto Abrahão(org) )