domingo, 25 de março de 2012

Vendo filmes com o coração

Material
·    Filme - Considere na escolha o interesse do aluno e não apenas o seu.
·    Projetor multimídia.

Orientações para o trabalho:

·    Assista ao filme antes dos alunos, para se certificar se é possível fazer um paralelo entre o filme e o conteúdo desejado.
·    Prepare a sala e o equipamento.Deixe a fita no ponto em que irá começar a exibição - assim você não perde tempo e os alunos não se dispersam.
·    Converse com os alunos antes da exibição, explicando o propósito da atividade, Se a proposta e o objetivo ficarem claros, o envolvimento e o interesse deles serão maiores.
·    Durante o filme será necessário narrar alguns trechos: em especial, as cenas mudas.
·    No primeiro filme projetado, a narrativa será de sua responsabilidade. Nos filmes subsequentes, experimente delegar essa função aos alunos. Assim, a cada filme um aluno poderá ser o narrador.
·    O narrador desempenha um papel importante, por isso é importante que ele esteja em um local onde todos possam ouvi-lo. Vale lembrar que o filme estará sendo narrado para todos e não apenas parra o aluno com deficiência visual..

A atividade e sua função didática:
       
Ver filmes com o coração é uma proposta para propiciar ao aluno com deficência visual a oportunidade de ser incluído em uma atividade intensamente lúdica e coletiva, com sua turma escolar
Permite que alunos com essa dificuldade exercite sua percepção, potencializando aprendizagens tanto sobre o conteúdo explorado, quanto em relação às atitudes que precisa desenvolver em situações coletivas. Oportunizar-lhe este tempo e esta vivência faz com que desfrute de aprendizagem conjunta com os colegas da turma, num momento lúdico, com desdobramentos de alegria, sensibilidade, ética e estética social,Também é oportunidade ímpar para que alunos que não têm essa deficiência valorizem sua própria identidade, tornando-se mais cuidadosos com o outro. Propicia a todos possibilidades de diálogos sobre o que veem com os olhos e com o coração, com a sensibilidade. Pode significar um excelente reforço aos estudos realizados, suscitando questionamentos não imaginados por alunos videntes ou não, numa troca bastante enriquecedora de conhecimentos.
Após a sessão, estimule a conversa entre todos. Estimule, os alunos que vêem com os olhos a criarem modos de apresentar aos colegas com deficiência visual, o que o filme apresentou ou os conceitos construídos a partir dele.

GOMES, DIENE KELI
POUBEL, IDELVON
EVANGELISTA, PRICILA R.